QUEM SOMOS

O Observatório do Carnaval conta com a experiência de dez anos de parceria entre a Riotur e a ESPM na realização de pesquisas durante os desfiles do Grupo Especial e nos principais blocos de rua. Nossa equipe é formada pela participação de um corpo docente conhecedor do tema e de uma equipe de pesquisadores do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa.

COORDENAÇÃO

Marcelo Guedes Carneiro

Doutor em Administração pelo COPPEAD, Mestre em Administração pela FGV e graduado em Engenharia Civil pela UFRJ. Mais de 25 anos de experiência em empresas de consultoria como PWCoopers e EDS nas áreas de planejamento estratégico e planejamento de marketing em empresas como Shell, ABB, Petrobras, Carioca Engenharia e GM. Atua como coordenador do curso de Administração na ESPM Rio.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4277398H8


PESQUISADORES

Carolina Ficheira

Graduada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (2006), mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ (2010). Atualmente é doutoranda pelo programa em Ciência da Literatura da UFRJ.  É professora pela  ESPM –Rio e está vinculada a Espm Social e ao Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território. É professora da Universidade Veiga de Almeida na Pós-Graduação em Roteiro para Cinema, TV, WEB e Multiplataformas e Responsabilidade Social e Gestão Estratégica de Projetos Sociais. Ainda é professora convidada pelo Cee- Puc Rio nos cursos de educação continuada de Música e Negócios, Brand Publishers e Elaboração e Gestão de projetos sociais participativos. Ainda atua como parecerista no campo cultural, tanto no fomento direto como fomento indireto. Também foi Gerente do Cine Joia, lecionou na Escola Popular de Comunicação Crítica do Observatório de Favelas e na disciplina de Cultura, Sociedade e Cidadania no DEGASE em parceria com IFRJ/ PRONATEC-MEI. É foliã e mãe de um guri, que diz não gostar de carnaval.

http://lattes.cnpq.br/4155857288148798


Eduardo França

Marco Beja é bacharel e licenciado em Letras (Português e Literaturas) pela UFRJ e mestre em Literatura Brasileira pela UFF. Tem ministrado aulas de língua e de literatura nos últimos quarenta e quatro anos. Desenvolve atualmente estudos sobre a produção literária brasileira na pós-modernidade. Escreveu enredos para a maioria dos carnavalescos do Rio. É integrante da velha guarda do GRES Unidos de Vila Isabel.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4277356D5


Marco Antonio de Assis Beja

Marco Beja é bacharel e licenciado em Letras (Português e Literaturas) pela UFRJ e mestre em Literatura Brasileira pela UFF. Tem ministrado aulas de língua e de literatura nos últimos quarenta e quatro anos. Desenvolve atualmente estudos sobre a produção literária brasileira na pós-modernidade. Escreveu enredos para a maioria dos carnavalescos do Rio. É integrante da velha guarda do GRES Unidos de Vila Isabel.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717560J6


Veranise Jacubowski Correia Dubeux

Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Engenheira Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora Titular do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM-Rio, MPGEC. Pesquisadora do Laboratório de Estudos Cidades Criativas. Professora da pós-graduação das disciplinas de Inteligência de Marketing, Estatística Aplicada e Modelagem. Supervisiona a área Instrumental do curso de Administração da PUC-Rio. Professora da Graduação em Administração e Comunicação da ESPM-Rio e Graduação em Administração da PUC-Rio (Cálculo Aplicado, Modelos de Previsão de Vendas, Modelagem Quantitativa, Pesquisa Operacional, Estatística Descritiva, Inferência Estatística e Análise Multivariada de Dados). Participou de pesquisas e foi responsável quantitativa por projetos desenvolvidos pelo CAEPM. Coordenou a área de métodos quantitativos do curso de Administração da PUC-Rio por 5anos. Faz parte dos Grupos de Pesquisa: Mobilidade Urbana e Consumo e Sociabilidades, ambos registrados no CNPq. Editora responsável pela revista Diálogo com a Economia Criativa (ISSN 2525-2828). Atua em projetos de desenvolvimento de modelos quantitativos que expliquem o processo de identificação das vantagens competitivas das organizações. Desenvolve estudos acadêmicos nas áreas de consumo, marketing, inteligência competitiva e economia criativa.

http://lattes.cnpq.br/1706093099357760